Detóx de dicas para festas de fim de ano


Chegou a época do ano em que não há como fugir de drinques e banquetes calóricos. Como sobreviver com o corpo em dia e livre da ressaca? Confira algumas dicas que a Jukatita separou para tornar os exageros mais toleráveis.

Exagerou na bebida?

O álcool acidifica o sangue, aumentando as toxinas. Para equilibrar, aposte na ação alcalinizante de alimentos como limão, laranja, couve e alface. Inclua brócolis no cardápio do dia dia seguinte: ele possui cisteína, aminoácido capaz de eliminar o acetaldeído, vilão responsável pela ressaca. Além disso, é rico em antioxidantes e ferro, tem mais vitamina C que a laranja, mais mais cálcio que um copo de leite e mais fibras que o pão de centeio. Outra boa dica é mastigas pedaços de gengibre ou lascas de limão ou laranja - eles contêm óleos essenciais que ajudam a amenizar a sensação de náusea.

Uma maçã por dia

Uma maçã por dia colabora para um processo contínuo de desintoxicação. Ela é fonte de pectina, uma solúvel que favorece a eliminação de metais e resíduos alimentares que atrapalham o bom funcionamento do corpo. Também é rica em flavonoides, que estimulam a produção de bile, fundamental para a limpeza do fígado. Dê preferência às maçãs orgânicas, já que a fruta é altamente contaminável por agrotóxicos.

Equilíbrio para uma boa digestão

Com propriedades diuréticas e purificadoras, a alcachofra é outra boa pedida para incluir na alimentação durante a temporada de festas. Além de conter ácido fólico, potássio e fibras, também ajuda na produção da bile. Se você não gosta do sabor, pode optar pela versão em cápsulas, que farmácias e lojas de produtos naturais vendem. Que tal um suco de limão batido com linhaça, superalimento que equilibra o trato intestinal?

Zero Carboidratos

Opte por uma refeição rica em proteínas, como carne vermelha e peixe, ignorando os carboidratos, pois ela exige mais esforço da digestão.

Você já pensou nisso? Portanto, alimente-se bem e curta o Verão de bem com você!
[Guest post - Escrito por Jukatita]

Nenhum comentário:

Postar um comentário